Conversando com o pessoal que já tinha embarcado pela companhia, ela era um pouco melhor, o salário era melhor que o oferecido pra mim pela GPS e os navios eram mais novos, o que aumenta a qualidade de vida do tripulante que mora no navio por 9 meses.
Palestra sobre trabalho a bordo na MSC Cruzeiros
A palestra foi dia 26 de maio de 2012 na sede da Ceceth, quando cheguei a sala já estava cheia, tinha umas 40 pessoas, a Isabela dona da agência, falou sobre a rotina a bordo, sobre a história da MSC, os salários e posições para as quais ela estava recrutando.Depois da palestra ela fez uma entrevista bem rápida só para testar o inglês, para mim ela pediu para que eu falasse um pouco mais sobre mim, perguntou sobre a minha experiência no Resort (se você não leu essa parte da história corre lá), perguntou por que eu queria o trabalho a bordo e pediu meu numero de telefone. A entrevista foi feita comigo e mais duas pessoas, foi bem tranquilo.
Ela disse que estávamos aptos e que agora precisaríamos fazer os cursos que eram o Curso Básico de Segurança em Navio (CBSN ou STCW) e o Workshop da MSC, cada curso saiu por R$740,00, eu fiz o Workshop nos dias 9 e 10 de julho e o STCW dias 11,12,13 e 14. Os cursos duraram o dia inteiro, o Workshop foi das 9:00h às 22:00h e o STCW das 9:00h às 18:00h.
Informações passadas na palestra:
- Brasileiro sempre divide cabine com brasileiro.
- É possível conquistar cabine para casal depois de algum tempo de contrato.
- Ninguém entra de garçom ou camareiro logo no primeiro contrato, só entra como assistente e depois vai sendo promovido.
- O trabalho de garçom e camareira era sempre em dois, uma camareira e sua assistente e o garçom com seu assistente (feminino ou masculino, é indiferente).
- O salário inicial para os assistentes era de U$ 1100,00, médicos eram os únicos que recebiam em Euro, são € 3500,00, hosts, enfermeiros e mensageiros ganhavam U$ 1500,00, galley recebia U$ 700,00. Todos livres de impostos e outras despesas.
Além disso, ela falou que os embarques da MSC estavam acontecendo muito rápido, pois a companhia estava trazendo quatro navios para a costa brasileira na temporada 2012 e o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) estabelece que os navios que permanecerem mais de 30 dias na costa brasileira, precisam obrigatoriamente ter 25% da tripulação composta brasileiros e o não cumprimento desta regra acarreta em multa para a cia de cruzeiros.
Os navios que atracaram em águas brasileiras em 2012 e permaneceram até fim do verão em 2013, foram o MSC Musica, MSC Magnífica, MSC Orchestra e o luxuoso MSC Fantasia que até então, era considerado o navio mais bonito da companhia.
*As informações e valores contidos nesse post são da minha experiência de 2012 e podem ter sido alterados de lá pra cá!