Segurados do INSS têm direito a assistência médica gratuita em 9 países.


Meu povo! Olha que descoberta legal que eu fiz essa semana... mais um motivo para vocês contribuírem com o INSS enquanto estiverem embarcados.

"Eu não sabia disso até pesquisar para escrever este post, então acho que muita gente também não sabe. Segurados do INSS, ou seja, todo mundo que faz a contribuição mensal para a Previdência, têm direito a assistência médica gratuita em 9 países: Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Argentina, Chile, Luxemburgo e Cabo Verde. O atendimento é extensivo à família do segurado. Antes de viajar a pessoa tem que retirar um documento chamado Certificado de Direito a Assistência Médica Durante Estadia Temporária (CDAM) e aí, no país de destino, caso tenha algum problema, pode utilizar o sistema público de saúde. Se alguém já utilizou esse serviço, conte a experiência nos comentários." (Blog: www.360meridianos.com)

.Argentina Cabo Verde Chile Espanha Grécia Itália Luxemburgo Portugal Uruguai

O pedido pode ser feito por meio do site http://sna.saude.gov.br/cdam. Para retirar o documento, a pessoa deve procurar a sede do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) no estado em que mora. Têm direito ao seguro aposentados e pensionistas do INSS, além de celetistas, empregadores, empregados domésticos, autônomos, avulsos e temporários que contribuam para o instituto, além de seus dependentes (menores de 21 anos) e cônjuges.
Para ser atendido na unidade de saúde de sua escolha, basta apresentar o documento com o passaporte.
Vale destacar que a cobertura não inclui seguro de vida, transporte de corpo, nem traslado para onde o segurado deseja atendimento ou qualquer tipo de ressarcimento de valores cobrados por esses serviços em território estrangeiro.

Leia mais: 
Mais informações no site do governo: http://sna.saude.gov.br/cdam/index2.cfm



Compartilhe:
até trezentos reais de desconto no airbnb em sua primeira viagem

Mais lidos