Passos curtos e arrastados.

     Olá pessoal, hoje eu resolvi falar sobre a experiência de aprendizado e crescimento que o trabalho de tripulante me trouxe, esse trabalho que parece ser tão difícil por me levar tão pra longe de casa, sem as mordomias e a comodidade, trabalhar tantas horas sendo que aqui eu teria direito a pelo menos 4 folgas por mês e teria direitos de trabalhadora e de cidadã brasileira coisa que lá eu não sou ninguém. É realmente difícil, mas só é preciso paciência e coragem pra deixar a sua zona de conforto e seguir o caminho que o seu coração manda.


     Quando cheguei no navio eu lembro de estar na fila do refeitório e ver as pessoas passando por mim, como se fossem zumbis, elas pareciam aéreas como se não vissem ninguém e andavam com passos curtos e arrastados, imaginei que elas estivessem cansadas, afinal 12 horas de trabalho não é fácil, mas a realidade é que 12 horas de trabalho não matam ninguém, elas estavam cansadas sim... mas era de aprendizado, algumas pessoas vão discordar de mim, mas 9 meses depois eu estava cansada também e andava como elas, com passinhos curtos e arrastados mas não era físico era psicológico. Quando se trabalha em um navio você aprende a fazer varias coisas ao mesmo tempo, afinal é você e você mesmo, ninguém pode te ajudar, você precisa se manter no nível de sobrevivência, você vê que existe muito mais no mundo do que você imaginava, vê coisas que só via em filmes e que nunca na vida pensou que ousaria tocar, aprende a comer coisas que não conhece a procedência, aprende calar-se, desapegar-se, aprende a dar valor as coisinhas que já não se tem mais, dorme pouco, come quando dá, perde a liberdade, a privacidade, acaba jogando fora muitos conceitos e preconceitos que sempre ocuparam espaço na sua bagagem, por muitas vezes acha que não vai suportar e em alguns casos não suporta. 

     Mas quando chega no fim do contrato você vê que aquilo foi você, aprendendo a andar com as próprias pernas, aprendendo a ser adulto independente da idade física e ser adulto cansa... ser adulto esgota as forças e não é fácil ser dono do próprio nariz, é mais fácil ter alguém pra por a culpa quando tudo da errado e se pudéssemos rabiscar a parede pra medir o nosso crescimento seria preciso um muralha da china até o céu! Nesse momento, depois de tudo o que você ganhou, viveu, perdeu... é nesse momento que você  se vê andando com aqueles passinhos curtos e arrastados, sem pressa, sem anseio de nada, é só a espera do seu desembarque chegar e enfim você poder voltar pra casa descansar e se preparar para a próxima jornada.



Compartilhe:
até trezentos reais de desconto no airbnb em sua primeira viagem

Mais lidos