Conclusões a respeito do CFPN.

Olá meu povo, eu finalmente fiz o tal do curso CFPN. Já falei sobre ele nesse post AQUI, mas agora eu fiz o curso e resolvi falar sobre ele com mais certeza. Fiz o Curso pela Rio Ship dia 28/03 em Curitiba, paguei R$ 350,00 e diferente do STCW que fala como proteger vidas em caso de emergência o CFPN fala como prevenir e proteger a embarcação de sabotagens, sequestros e ataques.

Segundo o comandante, devido aos atentados de 11 de setembro em 2001, foi criado o Código ISPS que visa proteger o transporte marítimo. Como o Brasil faz parte da convenção SOLAS (Salvaguarda da vida Humana no Mar) também aderiu o código e implantou o ISPS em 2004. O código ISPS estabelece algumas regras que tornam os portos e embarcações mais seguras através do controle e monitoramento.

Agora em 2014 a marinha brasileira começou a exigir esse curso a todas as pessoas que trabalham embarcadas em navios com o proposito de qualificar o tripulante para tarefas a bordo, obrigando a cumprir o código ISPS.

Só achei bastante desnecessário esse curso pra quem já embarcou uma vez... quem já embarcou está careca de saber os procedimentos. Sem contar que o preço do curso é uma facada no peito... pensem comigo, o STCW está torno de 800 reais e dura 4 dias, esse CFPN dura UM DIA, custa 350 e nem tem aula pratica, ou seja, tem caroço nessa angu! Mas enfim... é isso galera.

Um exemplo legal que foi bastante discutido durante o curso foi o filme "Capitão Phillips".
Quem quiser assistir da um play aqui embaixo:

Compartilhe:
até trezentos reais de desconto no airbnb em sua primeira viagem

Mais lidos